O aplicativo apresentado nasceu do desejo de compartilhar a riqueza da palavra que recebemos todos os dias na liturgia. É também uma resposta concreta ao convite expresso na Constituição sobre a Liturgia do Concílio Vaticano II que "os fiéis participam ativamente dos ritos litúrgicos, porque é isso que a própria liturgia exige" (ver KL 14). É por isso que esperamos que nosso aplicativo ajude aqueles que o usarão a participar da liturgia de maneira mais consciente e, portanto, mais plena e ativa.
O título "Da Palavra à Vida" indica o caminho que devemos percorrer. A palavra que ouvimos na liturgia - não apenas nas leituras, mas também a que o sacerdote diz em nosso nome, na forma de orações - é tornar-se nossa vida, transformá-la e moldá-la. Por isso, sugerimos que você cumpra a palavra em três níveis:
mente - que, lendo e ouvindo atentamente a palavra, se abre para a verdade que ela contém;
vontade - que é fortalecida meditando a palavra com a ajuda da introdução geral a toda a liturgia e meditação após cada leitura, o que nos torna fundamentados no desejo de seguir Jesus, que é o caminho e nos mostra a direção certa com sua vida;
corações - que, movidos por uma palavra, serão acesos com amor por Jesus Mestre e irmãos e irmãs. E esse amor será expresso por ações concretas na vida.
As perguntas que podem ser encontradas no final de cada dia, bem como nossos próprios movimentos cardíacos, podem ajudar a reconhecer o que essa ação deve ser.
Também foram adicionados textos adicionais ao aplicativo que podem ajudá-lo a experimentar melhor a liturgia e a oração pessoal: os textos do prefácio e das orações eucarísticas, que fazem parte integrante da liturgia da Santa Missa. - vale a pena gastar algum tempo considerando esses textos para que eles também possam se tornar uma inspiração para a oração que flui do coração. Além disso, as orações da manhã e da noite, uma oração a Santo. Arcanjo Miguel. Litania ao Sagrado Coração de Jesus, ao Sangue Precioso, ao Santo Nome de Jesus, bem como a Loreto Litany à Santa Virgem e meditações do rosário.
Queremos fazer da nossa aplicação uma ajuda também para aqueles que não podem participar da liturgia diária, mas querem enriquecê-la, entendê-la e aprofundar seu significado na oração diária. Esperamos que todos que o utilizam possam acompanhar o aplicativo em várias situações cotidianas: durante o deslocamento, a escola, a universidade e, sobretudo, durante as reuniões diárias com o Senhor.
O aplicativo em si é gratuito, mas o acesso a algumas partes, como comentários ou introduções às leituras, é pago. Isso serve para nos ajudar a mantê-lo e adaptar seu conteúdo às necessidades das pessoas que usam o aplicativo e a versão impressa tradicional do nosso mensal litúrgico "Da Palavra à Vida".